Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Discussão Sobre A RM Do Vale É Histórico, Diz Padre Afonso Lobato


Segunda audiência pública reúne mais de cem participantes, em Cruzeiro; próxima reunião será em Taubaté, dia 25



Deputados estaduais Marco Aurélio (PT) e Padre Afonso (PV) e o secretário estadual do Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, durante audiência pública sobre a criação da RM do Vale em Cruzeiro, nesta quinta-feira, 17


Cerca de cem pessoas participaram da segunda audiência pública para discussão do projeto de lei que cria a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, que ocorreu nas dependências do Sesi, em Cruzeiro.
O evento, aberto pela prefeita anfitreã, Ana Karin Quental, contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, além dos deputados estaduais que formam a Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba, Padre Afonso Lobato (PV), Marco Aurelio de Souza (PT), Luiz Carlos Gondin (PPS) e Hélio Nishimoto (PSDB).
“A região metropolitana vem num momento muito importante, pois esse é conceito moderno, isto é, fazer regionalmente o que tem que ser feito”, afirmou Ana Karin. Também estiveram presentes o prefeito de Queluz e presidente do Consórcio do Vale Histórico, Celso Bueno, vereadores, vices-prefeitos da região e outras lideranças e pessoas da comunidade.
A prefeita aproveitou a oportunidade para falar do prêmio recebido por ela na mesma data na qual a cidade aparece entre “100 cidades mais Sustentáveis do Brasil”, promovido pela Associação Nacional dos Prefeitos e Vices (ANPV) a Frente Parlamentar Mista dos Municípios (Fremaprev).
APOIO – Para o deputado Padre Afonso Lobato, uma das decisões mais importantes do governador Geraldo Alckmin ao assumir o governo no início do ano, foi criar a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano.
“Isso nos permitiu ter com quem dialogar no governo, facilitando a criação da Região Metropolitana. O secretário Edson Aparecido deu respaldo e veio como o agente que está construindo esse momento histórico que vivemos”, disse.
O secretário destacou a importância da nova região metropolitana, que segundo ele, já nasce como a décima maior do Brasil, em índices populacionais, a frente de regiões como Curitiba e Porto Alegre.
“A unidade dessa região tem como essência a sua diversidade. Ao mesmo tempo que tem um eixo de inovação tecnológica ao longo da via Dutra, concentra uma grande parcela de preservação ambiental e cultural, sendo 35% de seu território constituídos por áreas de preservação”, disse.
DEBATE – A parte final da audiência, reservada para os debates com a comunidade também foi bastante enriquecida pela participação dos presentes, que formularam diversas perguntas ao secretário, além de apresentar algumas sugestões para o projeto.
As dúvidas maiores se referiram às formas de participação da comunidade nos conselhos que formam o organograma da RM do Vale do Paraíba, bem como a descentralização dos serviços e a nova relação dos municípios com o governo. O espírito é de construir o consenso. Os programas do Governo vão continuar, nada muda”, declarou o secretário Edson Aparecido.
O deputado Padre Afonso disse que o resultado da audiência foi o esperado. “É importante que todos possam se manifestar, para que dessa forma o projeto reflita verdadeiramente os anseios da população. Agora será a vez de Taubaté, dia 25; Caraguatatuba, dia 28 e Guaratinguetá, dia 29, onde esperamos a participação efetiva da comunidade e de todas as lideranças. Essa discussão é histórica”, afirmou.

Fonte: site do Deputado Padre Afonso

0 comentários:

Postar um comentário