Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

Tecnologia do Blogger.

sábado, 21 de janeiro de 2012

RM Vale, A Décima Mais Importante Do Brasil


“Este ato histórico foi construído a muitas mãos”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo, Edson Aparecido, por ocasião da sanção da Lei que cria a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RM Vale), em Campos do Jordão-SP, no dia 9 de janeiro de 2011. Para o Secretário, a expressão “muitas mãos” lembra a decisão do Governador de enviar a Lei para Assembleia Legislativa do Estado, a contribuição desse parlamento em propor emendas ao projeto, a contribuição dos 39 Prefeitos da região, além da participação popular nas audiências públicas que aconteceram em cada uma das sub-regiões da RM Vale.
Lembra, ainda, a contribuição da imprensa nesse processo e a participação de diversas entidades, das ONGs, da sociedade e nível de bairros, sindicados, sociedades em geral. Afirma que o Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Paraíba (Codivap) “foi peça fundamental nessa discussão. O consórcio vai ser preservado pelos artigos da Lei e vai poder contribuir de maneira expressiva nesse processo de consolidação da nova Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte,” afirmou.
A RM Vale já se encontra em uma área conurbada, envolvendo cidades ao longo da Rodovia Presidente Dutra, que são importantes não só para o Estado, mas para o País. É o terceiro PIB do Estado, ficando atrás apenas de São Paulo (primeiro) e de Campinas (segundo), por este motivo, “tem um papel significativo na economia e na produção das riquezas do nosso Estado”, enfatizou o Secretário.
Essa conurbanação – junção de várias cidades – é uma das características da região que também é bem diversificada, envolvendo áreas de preservação ambiental, cidades históricas e polos de inovação tecnológica. Edson Aparecido frisa que é uma região metropolitana que tem uma ilha e cidade acima de 1800 metros acima do nível do mundo, por este motivo, a questão da sustentabilidade é tão importante.
“Temos uma área de preservação ambiental em 39% do território da região são de preservação ambiental permanente. Por este motivo, temos um instrumento de planejamento, que além de planejar o desenvolvimento, quer preservar a sustentabilidade e garantir que o meio ambiente seja preservado integralmente,” enfatiza o Secretário demonstrando que há preocupação em combatibilizar desenvolvimento e preservação ambiental, qualidade de vida e combate à pobreza de maneira sustentável.
O mais novo polo de desenvolvimento tecnológico do Estado se estabelece “com o advento do Pré-sal nos quatro municípios do Litoral Norte, que estarão plenamente integrados dentro desse novo instrumento de planejamento que é a região metropolitana,” comemora.
A RM Vale já nasce “como a 10ª mais importante das 42 regiões que já tem o Brasil. Maior que as regiões de Porto Alegre, Recife e Curitiba,” compara. Para o Secretário a atuação como região metropolitana dará a oportunidade a Prefeitos e Governo sentarem na mesma mesa de negociação para resolver problemas comuns que envolvem os municípios.  Tal iniciativa, “dará condições à RM Vale de exercer competitividade com as grandes regiões metropolitanas do mundo,” conclui.

0 comentários:

Postar um comentário